Weydman Lopes Henriques – Engenheira Civil

Weydman Lopes Henriques – Engenheira Civil

A Experiência de Estudar no Exterior – Cursar Mestrado e Doutorado em Portugal – Parte 1

 

Por Weydman Lopes Henriques

 

Estudar no exterior sempre foi meu sonho, e acredito que o sonho de algumas pessoas, então, em 2008 comecei a me preparar para embarcar, sem saber quase nada (como fazer minha inscrição, visto de estudante, acomodação, comida, transporte, enfim…), não tinha muita informação como hoje, então fui meio que tateando as informações.

Após um ano de muito planejamento e com frio na barriga, saí de Manaus e chego em Portugal (na cidade do Porto), onde morei por alguns anos. Ao chegar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (sem ter nenhum amigo ou parente) numa manhã fria de setembro, com (15 graus e com chuva), quando percebi que não tinha ninguém me esperando, caí na realidade: “ESTOU SOZINHA”. Mas, mesmo assim, com toda aquela ansiedade e nervosismo, peguei um taxi e fui morar numa residência universitária (particular), onde permaneci por três meses.

Durante as semanas irei publicar alguns insights valiosos e úteis para aqueles que desejam estudar em Portugal. Vou abordar alguns tópicos, desde os requisitos de admissão até os destinos mais populares para estudantes internacionais. Além disso, vou compartilhar a minha história – de uma estudante MANAUARA em terras lusitanas.

Vamos explorar o sistema educacional português, desde as universidades mais prestigiadas até as opções de cursos e programas disponíveis. Discutiremos as vantagens e desvantagens de estudar em Portugal, como a qualidade do ensino, a diversidade cultural e as oportunidades de networking que os estudantes internacionais e (ALUNOS DE ERASMUS) encontram.

Também irei abordar questões práticas, como o processo de candidatura, obtenção de visto, alojamento estudantil, custo de vida e bolsas de estudo disponíveis. Darei dicas sobre como se preparar para a vida em Portugal, incluindo informações sobre transporte, saúde, cultura e lazer.

Além disso, vamos conversar sobre os desafios que os estudantes internacionais podem enfrentar ao estudar no exterior e como superá-los. Abordarei temas como adaptação cultural, saudades de casa, aprendizado do idioma e construção de uma rede de apoio.

Meu objetivo é tornar esta coluna um recurso completo e confiável para aqueles que desejam estudar em Portugal. Espero que você encontre informações valiosas aqui e se sinta inspirado(a) a seguir seus sonhos acadêmicos em terras lusitanas.

Fique ligado(a) na Parte 2 da coluna, na qual vamos discutir os melhores destinos para estudantes internacionais em Portugal.

Até lá!

Veja Também

1 Comentário

Avarage Rating:
  • 0 / 10
  • Bruna Maria Bezerra Abreu , 6 de julho de 2023 @ 10:14 am

    Incrível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *