Profissionais da Moura Tapajóz participam de capacitação sobre protocolo de isolamento e tipos de precaução

Profissionais da Moura Tapajóz participam de capacitação sobre protocolo de isolamento e tipos de precaução

Com informações da Assessoria

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (CCIH-MMT), da Prefeitura de Manaus, promove, até esta terça-feira, 31/10, às 9h, a capacitação sobre o Protocolo de Precauções e Isolamento. A qualificação objetiva alinhar os processos de trabalho dos profissionais da unidade, destacando a importância de seguir o protocolo indicado e de utilizar a paramentação adequada para, dessa forma, evitar a proliferação de doenças contagiosas.

Facilitadora da capacitação, a enfermeira da CCIH, Kalyria Kyrk, ressaltou que é fundamental que todos os profissionais tenham consciência da importância de seguir os protocolos. “Reforçamos, periodicamente, as orientações para que os procedimentos se tornem cada vez mais eficientes e seguros. Neste caso específico, o isolamento e as precauções de contato são imprescindíveis para evitar a disseminação de doenças, como Covid e tuberculose, por exemplo, que podem chegar ao hospital com algumas usuárias, impedindo que pacientes saudáveis adquiram alguma doença durante a internação”, explicou a enfermeira.

Segundo a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT, os protocolos assistenciais visam minimizar os riscos e possíveis danos aos pacientes, além de padronizar e, consequentemente, dinamizar a rotina hospitalar. “Nossa prioridade sempre será a segurança de nossas usuárias e nossos protocolos assistenciais garantem essa segurança. É indispensável que os profissionais saibam agir em cada tipo de doença, que saibam qual paramentação específica usar e qual o tipo de isolamento necessário conforme o risco de contaminação”, observou a diretora.

 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *