Mulheres ribeirinhas recebem treinamento em gastronomia para impulsionar o turismo de base

Mulheres ribeirinhas recebem treinamento em gastronomia para impulsionar o turismo de base

Com informações da Assessoria

Visando melhorar a experiência turística por meio da valorização da gastronomia regional, um grupo de 22 mulheres que trabalham com o turismo de base comunitária da região do baixo Rio Negro, no interior do Amazonas, receberam uma capacitação em gastronomia, promovida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), num projeto em parceria com a LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton SE. A atividade ocorreu entre os dias 19 e 22 de agosto na comunidade Tumbira, distante 69 quilômetros da capital amazonense, Manaus.

Durante quatro dias, as participantes receberam aulas teóricas sobre segurança dos alimentos e reconhecimento de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), além de aulas práticas sobre técnicas de preparo com ingredientes regionais, utilização de PANCs e preparação de cardápios diversificados que atendam clientes com restrições alimentares (como intolerância à lactose) e opções vegetarianas e veganas. Desse modo, o curso aliou práticas sustentáveis e a valorização da gastronomia regional.

Entre os pratos ensinados pela chef, estão opções de entradas, como o Harumaki caboquinho (uma releitura do x-caboquinho), Kibe de arroz com recheio de picadinho de Proteína Vegetal Texturizada (PVT); Arroz com Cariru; e Salada grelhada com PANCs. As opções para pratos principais foram: lasanha de berinjela, almôndegas de PVT, moqueca de banana-da-terra; e lasanha de tambaqui. Para finalizar, foram ensinadas as sobremesas: palha amazônica (releitura do doce “palha italiana”), bolo de capim-santo; brigadeiro de banana; e compota de mamão.

As aulas foram conduzidas pela renomada chef Débora Valente, que atua como consultora e coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Santa Teresa. Débora, que coleciona prêmios e é reconhecida como embaixadora da gastronomia brasileira, defende a alimentação saudável e o movimento Slow Food, de valorização da conexão entre alimentação e a saúde das pessoas e do planeta. Segundo a chef, a gastronomia é um elemento importante para a cadeia do turismo.

“A gastronomia local, com destaque para pratos à base de pirarucu, por exemplo, representa um atrativo turístico de grande potencial. Ao valorizar a culinária tradicional e promover a pesca sustentável, a iniciativa fortalece a identidade cultural das comunidades ribeirinhas e gera novas oportunidades de renda para os moradores. O turismo de base comunitária, por sua vez, permite que os visitantes vivenciem experiências autênticas, como a pesca artesanal e a preparação de pratos típicos, contribuindo para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico da região. Dessa forma, a gastronomia e o turismo se entrelaçam, promovendo a valorização da cultura local e a sustentabilidade dos recursos naturais”, explica a chef.

Durante a capacitação, as participantes receberam a visita da influenciadora digital e dançarina, Isabelle Nogueira, que foi a comunidade conhecer os projetos implementados pela FAS. Isabelle, que se destaca pela sua atuação na defesa da Amazônia e sua cultura, conversou com as alunas e acompanhou algumas das atividades desenvolvidas.

Qualificação

Uma das participantes da capacitação foi a empreendedora Adriana Brito de Mendonça, administradora de uma pousada no Lago do Acajatuba, no município de Iranduba. Ela, que já participa de outras iniciativas de empreendedorismo da FAS voltadas para o turismo, afirma que a experiência vai enriquecer os serviços já oferecidos em sua pousada.

“Os conhecimentos que adquiri vão contribuir não só para a minha trajetória pessoal, mas também para a comunidade, pois abriu um leque de opções da culinária local e regional, nos ensinando a aproveitar melhor os recursos amazônicos. Isso vai de encontro à experiência que queremos proporcionar aos turistas, que é uma experiência amazônica e ribeirinha”, destacou Adriana.

Parceria

A FAS e o grupo LVMH, responsável pelas marcas Louis Vuitton, Hennessy e Moët et Chandon, têm uma parceria firmada desde 2023. O projeto “Uma parceria pela conservação da Amazônia: uma Aliança entre Natureza e Criatividade” tem investimento de 1 milhão de euros e previsão de duração de dois anos, com o objetivo de combater a desmatamento, promovendo o equilíbrio da proteção ambiental com um desenvolvimento sustentável que respeite os contextos culturais locais da Amazônia.

Uma das vertentes do projeto é o aprimoramento do turismo de base comunitária no Amazonas, com foco nos empreendimentos de turismo do baixo Rio Negro, apoiados pela FAS. Segundo Wildney Mourão, gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia da FAS, a parceria qualifica a cadeia de turismo da região.

“A capacitação em gastronomia Amazônica é uma oportunidade valiosa para fortalecer a cadeia do turismo na região do Baixo Rio Negro. Nosso intuito é qualificar a mão de obra local para atender melhor e de maneira diferenciada, um número cada vez mais crescente de turistas que visitam a região. Com essa formação, a FAS garante apoio técnico aos empreendimentos do turismo, aprimorando a oferta da gastronomia regional e propiciando aos turistas e visitantes uma experiência diferenciada, e para as comunidades, uma geração de renda com alto valor agregado”, explicou.

Foto – Divulgação

[rev_slider alias="banner-home-1235px"][/rev_slider]

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *