Presidente do Novo Amazonas convoca mulheres a ingressar na política

Presidente do Novo Amazonas convoca mulheres a ingressar na política

Com informações da assessoria

Com base na plataforma TSE Mulheres, que reúne dados da atuação da mulher na política e nas eleições ao longo da história do Brasil, o público feminino representa 52% do eleitorado, mas apenas 33% foram candidatas nas últimas eleições.

Esse percentual cai ainda mais quando se trata de mulheres eleitas, que correspondem a 15% dos cargos ocupados nas esferas públicas.

“É exatamente contra esse cenário que o ‘Mulheres pelo Novo’ visa fazer frente. E, no Amazonas, temos a ousada meta de tornar esse o maior projeto de estímulo à inclusão da mulher na política do Norte do país”, destacou a presidente do partido Novo no Amazonas, Maria do Carmo Seffair.

No último final de semana, ela participou do 7º Encontro Nacional do Novo, realizado em São Paulo, capital, que reuniu dirigentes, filiados e membros com cargos eletivos de todo País.
Como única mulher a comandar um diretório, Maria do Carmo destacou que seu mandato no Amazonas será pautado na maior participação feminina na política.

“Somos a maioria do eleitorado, somos as verdadeiras líderes das nossas casas, de nossas famílias, na criação dos nossos filhos, e precisamos também estar à frente das decisões políticas da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País, porque é na política, aliada com a educação, que temos as ferramentas necessárias para se promover as verdadeiras mudanças sociais”, defendeu Seffair.

Segundo a coordenadora nacional do “Mulheres pelo Novo”, Cris Rando, o partido é hoje o que mais elege mulheres proporcionalmente.

“A média nacional de mulheres eleitas nas Câmaras, em 2020, era de 15% e, no mesmo ano, o Novo elegeu 37% de mulheres”, apontou Cris.

No Amazonas, o partido Novo conta com 16,83% de mulheres filiadas no partido. De acordo com Maria do Carmo, a meta é alcançar a cota 50 – 50. “As causas femininas serão pauta prioritária e iremos trabalhar muito fortemente as ações do “Mulheres pelo Novo”, afirmou.

Dentre as atividades planejadas estão encontros, palestras, cursos de capacitação. A expectativa é que as ações sejam iniciadas tão logo seja inaugurada a sede do partido em Manaus, prevista para este mês de outubro.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *