Com informações da Assessoria
O Amazônia Global Summit 2024 (AGS), realizado pelo Movimento Nova Amazônia, acontece neste sábado, 21 de setembro, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus. Em sua terceira edição, o evento reúne líderes, especialistas, empreendedores e comunidades da Amazônia para discutir estratégias inovadoras e práticas de desenvolvimento sustentável para a região amazônica. As inscrições estão em sua última semana e podem ser realizadas até o dia do evento.
A abertura do Amazônia Global Summit contará com a presença do governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, que será o destaque do painel de abertura do evento intitulado “Um Novo Olhar, Uma Nova Amazônia”, que também é o tema central do AGS.
O evento reunirá 62 palestrantes, em 41 painéis temáticos, abordando os cinco macrotemas que guiam o evento: Bioeconomia, Economia Verde, Capital Social e Governança, Inovação e Novos Negócios, e Sociedade 5.0 e Novo Futuro. Entre os participantes confirmados estão nomes como Adriano Espeschit, presidente da Potássio do Brasil, que apresentará a palestra “A Amazônia e a segurança alimentar global: O papel estratégico do Projeto Potássio Autazes”, e Viviane Barreto, da Fundação Dom Cabral, que irá palestrar sobre o tema “A internacionalização dos negócios da Amazônia”.
Além disso, o evento terá nomes como Lívia Condurú, diretora-fundadora da Bienal das Amazônias, participará do painel sobre arte, cultura e ancestralidade amazônica, e o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Luiz Ricardo Nascimento, que estará em um painel sobre a importância da aviação no desenvolvimento da Amazônia, com Israel Tretow, da Embry-Riddle, e Filipe Alvarez, da Azul Linhas Aéreas. Também participarão do evento Felipe Spina, da Maestro ABM; Jaqueline Weigel e Vinícius Silva, da W Futurismo; Ricardo Yogui, da Blue Rock; Frederico Aguiar, da Suframa; Matheus Faria, da Axcell Aceleradora; Danniel Pinheiro, da Biozer da Amazônia; além de diversos outros especialistas que participarão dos painéis do evento (confira na programação).
O Amazônia Global Summit, também apresentará cases de sucesso que mostram o potencial de negócios sustentáveis na região, tendo como objetivo integrar esforços para promover um modelo de desenvolvimento que valorize a biodiversidade e a cultura local.
Luciana Oliveira, presidente do Instituto Kaizen Foundation e membro do Conselho do Amazônia Global Summit, que estará entre os palestrantes, destaca que um dos objetivos do evento é apresentar e reconhecer as iniciativas bem-sucedidas realizadas na região, desenvolvidas por quem conhece a realidade amazônica.
“A Amazônia precisa ser cuidada com a riqueza de detalhes que ela merece. E quem é que conhece, quem é que sabe como manter preservada? O Amazonas tem grande parte de sua biodiversidade preservada e quem fez isso até aqui foram as pessoas que vivem aqui, quem realmente cuida e protege de fato a Amazônia são os amazônidas. E o que nós queremos com o Amazônia Global Summit é trazer essas iniciativas que já funcionam, fazer com que o mundo conheça o que os amazônidas fazem pela Amazônia, e a partir disso contribui para o desenvolvimento dessa região”.
Segundo Vitor Raposo, idealizador e membro do Conselho do Amazônia Global Summit, que estará moderando e palestrando também no evento, o AGS permitirá a criação de uma agenda nacional dedicada à Amazônia. Ele também ressaltou que a iniciativa tem o objetivo de discutir a relevância da floresta, focando na integração entre preservação e progresso.
“É voltado (o evento) para aqueles que querem que a Amazônia se mantenha de pé, mas que ela também seja empoderada economicamente, dando voz e relevância no mercado nacional e internacional. Porque é fácil falar sobre manter a floresta em pé sem gerar empoderamento econômico, cidadania financeira e desenvolvimento social. Sem esse tripé não é possível desenvolver a Amazônia com a relevância que ela tem”.
Raposo destacou que o AGS é um evento pré-COP, servindo como uma preparação para as discussões que ocorrerão durante a 30º Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém em 2025. Segundo ele, o evento antecipará debates importantes sobre a preservação da Amazônia.
Os interessados em participar do Amazônia Global Summit podem se inscrever até o dia do evento, acessando o link https://amazoniaglobalsummit.com.br. Mais informações podem ser obtidas por meio das redes sociais do evento (@amazoniaglobalsummit).
Foto – Divulgação