Weydman Lopes Henriques – Engenheira Civil

Weydman Lopes Henriques – Engenheira Civil

Residência Universitária Universidade Pública – Parte 2

Por Weydman Lopes Henriques

Cheguei na cidade do Porto em 2009 para cursar o Mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto/FEUP, entretanto, antes de chegar no Porto/Portugal tive que providenciar o visto de estudante, que naquela época, em 2009, foi dada entrada no Consulado de Portugal (o consulado ficava em frente a Santa Cada de Misericórdia, atualmente localiza-se na sede do Luso Esporte Clube, no centro de Manaus). Apresentei todos os documentos bem como fiz o pagamento de taxas e na data prevista recebi o visto, mas para a emissão do visto farei uma abordagem com tema: “RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA”.

Um dos critérios para a emissão do visto de ESTUDANTE é ter um lugar onde irá residir, seja numa residência universitária ou na casa de algum parente/amigo. Lembrando que em 2009 não tínhamos tanto acesso à informação, como temos em 2023, com vários depoimentos de influencers com canais na internet. Por isso, tenham atenção no lapso temporal, pois minha vivência na cidade do Porto começou em 2009.

Então, fiz uma reserva na Sociedade Promotora de Residências Universitárias S.A. -SPRU/Porto onde as acomodações ficam numa zona chamada CAMPANHÃ (inclusive o prédio da residência fica sobre a estação de metrô de Campanhã, diga-se de passagem, que ficam também a estação de Comboios (Trem) de Campanhã, bem como a estação de autocarros (ônibus), ou seja, uma zona bem servida por vários modais. Na ânsia de ter um local para morar, e com poucas opções de residências, acabei morando longe do Faculdade, mas valeu a pena, pois acabei conhecendo outras zonas no Porto que tinha por obrigação de conhecer; assim com a estação de Metrô da TRINDADE, onde todas as linhas (amarela, vermelha, roxa…) acabam se encontrando, posso comparar com a Estação Vitória, em Londres, ou a Estação da Sé, em São Paulo.

As residências universitárias no Porto são projetadas especialmente para atender às necessidades dos estudantes, oferecendo um ambiente seguro, confortável e propício ao estudo. Essas residências são geralmente localizadas nas proximidades das universidades e faculdades, proporcionando fácil acesso às instalações acadêmicas. Abrindo um parêntese (não se pode dormir acompanhada nessas residências) entretanto pode receber visitas dentro do seu apartamento até as 10PM ou 11PM se não me falha a memória, mas dormir com alguém dentro do seu apartamento, na residência universitária é PROIBIDO. Pelo menos onde morei era, não posso falar pelas outras, então, acabei ficando somente 3 meses nesta residência, depois acabei me mudando para um apartamento no centro do Porto, em frente ao Hospital Santo Antônio.

Uma das principais vantagens de morar em uma residência universitária é a conveniência. Os estudantes têm acesso a uma série de comodidades no local, como salas de estudo, bibliotecas, lavanderias e áreas de convivência. Além disso, muitas residências oferecem serviços adicionais, como refeições incluídas, limpeza regular dos quartos e segurança 24 horas por dia. Essas comodidades ajudam os estudantes a concentrarem-se nos seus estudos, ao mesmo tempo que proporcionam um ambiente social enriquecedor. Inclusive posso dar meu depoimento onde o valor da água e da luz já se encontram embutidos no valor pago, mas se passar da cota mensal este valor EXTRA deverá ser pago.

No Porto, existem várias opções de residências universitárias, tanto públicas como privadas. Alguns exemplos incluem a Residência Universitária da Asprela, a Residência Universitária de Paranhos e a Residência Universitária do Polo Universitário do Campo Alegre. É importante ressaltar que as vagas nas residências universitárias são limitadas e costumam ser disputadas, portanto, os estudantes devem estar atentos aos prazos de inscrição e realizar o processo o mais cedo possível.

Em termos de custos, as residências universitárias geralmente oferecem opções de preços acessíveis para estudantes, especialmente quando comparadas com o mercado imobiliário convencional. No entanto, é fundamental que os estudantes verifiquem os custos exatos e as políticas de pagamento de cada residência.

Em resumo, as residências universitárias no Porto são uma opção conveniente e vantajosa para estudantes que buscam acomodação durante seus anos de estudo. Além de oferecerem um ambiente seguro e confortável, essas residências promovem a interação social, o desenvolvimento acadêmico e facilitam a integração dos estudantes na vida universitária. Para aqueles que desejam morar perto de suas instituições de ensino e desfrutar de todas as comodidades oferecidas, a escolha de uma residência universitária pode ser uma excelente opção.

 

 

A primeira parte do tema você confere no link https://portalmundodelas.com.br/weydman-lopes-henriques-engenheira-civil/

Veja Também

3 Comentários

Avarage Rating:
  • 0 / 10
  • Alciane Rocha , 27 de julho de 2023 @ 10:09 pm

    Ótimas dicas para os estudantes que desejam morar em Portugal! Arrasou!

  • Patrícia , 28 de julho de 2023 @ 6:39 am

    Ansiosa pela próxima história !

  • Erly , 28 de julho de 2023 @ 7:26 am

    Parabéns, porais está conquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *