Mulheres, que tal começar o novo ano cuidando da saúde?

Mulheres, que tal começar o novo ano cuidando da saúde?

Por Sandra Monteiro

 

O início de um novo ano é sempre um momento de renovação e de metas para o futuro. Para as mulheres, é uma excelente oportunidade para começar a cuidar mais da saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, as principais causas de morte da população feminina no Brasil são as doenças cardiovasculares, o câncer de mama e o câncer de colo de útero. Essas doenças podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente, aumentando as chances de cura.

O Portal Mundo D’Elas traz algumas dicas básicas para que todas possam observar melhor o próprio corpo.

 

Adotar hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir doenças

A adoção de hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir doenças. Isso inclui:

Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras;

Praticar atividades físicas regularmente;

Evitar o consumo de cigarro e álcool;

Dormir pelo menos 7 horas por noite;

Controlar o estresse.

 

Observar o próprio corpo é importante para identificar problemas

Além de adotar hábitos saudáveis, é importante observar o próprio corpo para identificar se há algum problema. A seguir, algumas orientações:

Faça o autoexame das mamas todos os meses. O autoexame é um exame simples que pode ajudar a identificar alterações precoces no tecido mamário.

Realização do exame preventivo do câncer de colo de útero a cada três anos, a partir dos 25 anos de idade. O exame preventivo é realizado pelo ginecologista e consiste na coleta de células do colo do útero para análise.

Realização da mamografia a cada dois anos, a partir dos 50 anos de idade. A mamografia é um exame de raio-x que permite visualizar as mamas e identificar alterações precoces.

Consultas regulares com o ginecologista. As consultas regulares com o ginecologista permitem que o profissional avalie a saúde da mulher e identifique possíveis problemas.

 

Cuidar da saúde é um investimento para o futuro. Investindo na saúde, as mulheres podem viver mais e com mais qualidade de vida.

Então, mulheres, comecem o ano de 2024 cuidando da saúde!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *