Barreirinha e Parintins recebem espetáculo “Maroca Pipoca – A Estourada do Norte”

Com informações da assessoria

O espetáculo “Maroca Pipoca – A Estourada do Norte”, da Cia de Atores Escalafobéticos, chega aos municípios de Barreirinha e Parintins, nesta terça-feira, 11, e quarta-feira, 12. O circuito, que já passou por Itacoatiara, Itapiranga e Maués, no Amazonas, ainda vai percorrer cinco cidades do Pará nas próximas semanas. São elas: Juruti, Óbidos, Oriximiná, Alenquer e Santarém.

Em Barreirinha o espetáculo será apresentado às 19h, no Centro Cultural Teodoro Dutra, no centro da cidade. Já em Parintins a programação acontece também às 19h, no auditório do Liceu Cláudio Santoro, no Bumbódromo. Realizado pela Cacique Produções, o projeto “Maroca Pipoca – A Estourada do Norte” foi contemplado pelo Programa Rouanet Norte 2024-2025, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e conta com patrocínio do Banco da Amazônia (BASA).

A nova montagem do espetáculo conta com direção artística de Wallace Abreu, que integra o elenco ao lado dos atores Branco Souza, Richard Hartz e Ruan Viana. A produção é assinada por Rafaela Guimarães. A peça é uma comédia adulta, no formato teatro de rua, com classificação indicativa livre. Em todas as cidades, o circuito está sendo apresentado em praças, escolas e centros culturais, uma forma de estar mais próximo do público, principalmente em cidades distantes dos grandes centros urbanos.

Empresária, bem-sucedida, dona da maior fábrica de pipocas da região Norte, Maroca é envenenada pelos filhos que querem a todo custo a sua herança. Os herdeiros só não esperam que Tia Diquinha, irmã gêmea de Maroca, chegue para atrapalhar os planos.

Formação

Além das apresentações do espetáculo, faz parte da programação do circuito a oferta de workshops e rodas de conversa, com temáticas pertinentes ao teatro de rua, comédia e a trajetória da companhia. As ações serão destinadas principalmente a jovens em situação de vulnerabilidade, estudantes e artistas das localidades por onde o projeto passa. A oficina “A Busca por uma Corporeidade Cômica” é ministrada pelo ator, bailarino e coordenador de dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, Branco Souza, e por Wallace Abreu, nas cidades de Itacoatiara, Maués, Parintins, Óbidos e Santarém.

CONFIRA A AGENDA DE APRESENTAÇÃO:

Barreirinha

Data: 11/3, às 19h

Local: Centro Cultural Teodoro Dutra

Roda de conversa logo após a apresentação

Parintins

Data: 12/3, às 19h

Local: Auditório do Liceu Cláudio Santoro (Bumbódromo)

Workshop: 13/3, às 9h, no Auditório do Liceu Cláudio Santoro (Bumbódromo)

Juruti

Data: 14/3, às 16h

Local: Escola Elza Albuquerque

Roda de conversa logo após a apresentação

Óbidos

Data: 15/3, às 19h

Local: Praça Frei Rogério

Workshop: 16/3 às 9h, na Casa da Cultura

Oriximiná

Data: 17/3, às 10h

Local: Escola Pe. José Nicolino

Roda de conversa logo após a apresentação

Alenquer

Data: 17/3, às 16h

Local: Salão Claudir Aniz Gantuss

Roda de conversa logo após a apresentação

Santarém

Data: 18/3, às 19h

Local: Escola Don Macedo Costa

Workshop: 19/3 às 9h, na Escola Don Macedo Costa

Sobre o Programa Rouanet Norte

O Programa Rouanet Norte foi criado para nacionalizar o investimento na cultura do país e fazer com que os produtores culturais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins sejam os promotores da arte consumida pela população destes estados, com financiamento específico.

Realizado pelo MinC, por meio da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), em parceria com a Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República (Secom/ PR) e quatro empresas estatais, Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CAIXA) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios); o Rouanet Norte foi estruturado para que os agentes culturais dos sete estados da Região Norte tivessem as mesmas oportunidades de autorização para captação de recursos via Lei Rouanet.

Foto – Dreiza Mota

Veja Mais